sexta-feira, 17 de outubro de 2008

1974 - ESCRETE DO SAMBA - É Samba no Pé

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: CONJUNTO NOSSO SAMBA

LADO A:
1 - a- Do jeito que o rei mandou (João Nogueira-Zé Catimba) b- Regra Três (Toquinho-Vinicius de Moraes)
2 - a-Salgueiro Chorão (Zé Di) b- Nega Tijucana (Waldir Ferreira-Omildo-Gege)
3 - a-Quando vim de Minas (Xangô da Mangueira) b- Fala Viola (Eloir Silva-Francisco Inacio)
4 - a-Quero Sim (Darcy da Mangueira-Leci Brandão) b- Tristeza Pé no Chão(Armando Fernandes Mamão)
5 - a-Boi da Cara Preta (Zuzuca) b- Porta Aberta (Luiz Ayrão) c- Teimosa (Antonio Carlos-Jocafi)

LADO B:
6 - a- Reza Forte (Zuzuca) b- Mocotó é meu (Jorge Garcia-Oswaldo Silva-Eny Silva)
7 - a- Serenou (Délcio Carvalho) b- Que Beleza (Benito de Paula)
8 - a- Hora de Chorar (Mano Décio-Jorginho Pessanha) b- Quando eu me chamar saudade (Nelson Cavaquinho-Guilherme de Brito)
9 - a- Retalhos de Cetim (Benito de Paula) b- Camisa10 (Helio Matheus-Luiz Wagner) c- Boa Noite (Aparecida)
10 - a- Anastácio/Samba enredo para um sambista morto (César Costa Filho-Walter Queiroz) b- Malandro é malandro mesmo (Ary do Cavaco-Otacilio)

É aí malandragem? Tranquilidade?
Estamos de volta! Com uma postagem um pouco mais leve, mas que tem uma aula bem legal do Carlinhos. Um disco com o cavaco bem limpo, dá para escutar bem legal e pegar toda a harmonização do Mestre. Vale a pena! E mais! o disco é por muitos considerado como de série do Conjunto Nosso Samba - assim como considera a excepcional página da "memória musical" - . Divergências a parte, preferimos afirmar que não é não um disco do Conjunto Nosso Samba, mas sim apenas o primeiro da série "Escrete do Samba", que possui 5 discos (5º volume datado de 1979). A série e o repertório são bem comerciais, e o primeiro volume foi gravado com o intuito de aproveitar a comoção pela Copa do Mundo de 1974. Os discos de série do "Nosso Samba" eram bem mais trabalhados, sobre isso não temos dúvidas, e o Carlinhos preparava os Sambas, com surpresas novas a cada faixa. Dá para ter a certeza que nesta série da Escrete do Samba, a rapaziada gravava de tiro rápido. Tenho certeza que o Carlinhos entrava e harmonizava o disco rapidinho, tudo de primeira, sem qualquer esforço extra e sem muito pensar. Rapidez não quer dizer falta de qualidade, principalmente quando o assunto é Carlinhos. As gravações estão excelentes como sempre. Para os aprendizes é uma boa oportunidade para pegar o fio da meada básico da condução ritmica e um pouco da harmonização do bom Malandro. Além disso é um disco que não se encontra disponível na rede e que não é tão fácil de se encontrar. É também sem dúvida o melhor da série Escrete do Samba, que foi se tornando cada vez mais comercial (com o tempo postaremos todos da série). Repertório a parte, podemos dizer que é um disco muito bom.
Na mesma base, está a série do conjunto "Explosão do Samba", que conhecemos até o volume 7, também com a participação do Mestre (postaremos futuramente).

Nenhum comentário: